sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Angiospermas:
Flores, frutos


As flores

A flor é a estrutura reprodutora das angiospermas- nelas ocorrem a fecundação, do fruto e a

produção da semente.
Na base da flor estão as sépalas, que protegem o botão contra animais herbívoros e parasitas e também ajudam a manter a umidade da flor.
Nesta foto apresenta as partes de uma flor:


Os estames são os elementos masculinos da flor.
Os carpelos formam a parte feminina da flor.

A polinização nas angiospermas

Na maioria das espécies vegetais e plantas produz flores hermafroditas, isto é, um único tipo de flor que possui androceu e gineceu. Em algumas espécies uma mesma planta produz flores de dois sexos: masculinas, isto é, flores com androceu, e femininas, isto é, flores com gineceu.
Os insetos e outros animais que se alimentam de néctar ou de pólen transportam os grãos de pólen de uma flor para outra e por isso acontece a reprodução sexuada das plantas.


A fecundação nas angiospermas

Ao atingir o estigma da flor, o grão do pólen germina e formam um tubo, o tubo polínico. O tubo polínico cresce em direção ao ovário, ao longo do estilete.


Os frutos
Abacate, mamão, tomate, limão e laranja são alguns exemplos de frutos carnosos, ou seja, suculentos e ricos em açúcares e outras substâncias nutritivas.Podemos dizer, portanto,que um fruto é composto basicamente de: pericarpo e semente.Os pseudofrutos são frutas cometíveis.Um exemplo de pseudofruto é o caju: a parte suculenta vem do desenvolvimento do pedúnculoda flor.Existem frutos que não têm o pericarpo suculento, como os frutos carnosos: são os frutos secos.Alguns frutos secos se abrem quando maduros, liberando as sementes. São chamados frutos deiscentes, como, por exemplo as vagens de feijão, de soja, de ervilha e de

amendoim.Outros, como os frutos do milho, do arroz, do trigo, da noz e do girassol, se mantém fechados.



Angiospermas:Raíz, caule e folhas.
As angiospermas e as gimnospermas formam o grande grupo das plantas com sementes.Os vegetais são os principais produtores de matéria orgânica.
A raiz
As raízes acumulam reservas nutritivas para a planta e acabam servindo também de alimento para nós.A principal função das raízes é de absorver a água e os sais minerais que ela necessita.A água e os sais minerais formam a chamada seiva bruta , ou mineral. Com a energia da luz e pelo processo de fotossíntese, formam a seiva orgânica, ou elaborada. As raízes em geral são terrestres e subterrâneas, mas há também aquáticas, e raízes aéreas. As orquídeas absorvem a umidade do ar e ajudam a prendê-las à planta de apoio. Raízes numerosas e finas, todas do mesmo tamanho e que saem da mesma região do caule. Raízes como essas são denominadas fasciculadas, ou em cabeleira. Existem plantas que uma raiz principal, maior que as outras. Recebe o nome de raiz axial, ou pivotante. Na ponta da raiz existe a coifa, que protege as células que estão por baixo dela e que dividem constantemente, originando novas células. Há ainda a região pilífera, na qual crescem pêlos finíssimos. Os pêlos absorventes são projeções da epiderme, a camada de células que cobre a superfície da raiz. A raiz apresenta a região de ramificação, de onde saem as raízes secundárias.



Podemos citar algumas raízes:

  • Raízes - suporte
  • raízes tuberosas.Ex:Beterraba.


  • Raízes respiratorias

  • Raiz aérea. Ex: Orquídea

  • Raízes sugadoras. Ex: Cipó-chumbo.


O caule
O caule sustenta as folhas e as mantém, geralmente, em posição elevada, o que facilita a captação de luz, necessária para a fotossíntese.
Transporta a água e os sais minerais das folhas até as raízes.
A gema, ou o broto terminal fazem caule crescer em altura.
As células das gemas laterais podem ficar dormentes, quando o broto terminal da planta é cortado passa a se multiplicar e originam novos ramos.
O caule da maioria das plantas é aéreo tem gravitropismo negativo, outros crescem abaixo do solo: são os caules subterrâneos.
Os espinhos de função protetora, no caso das roseiras o nome correto para os ‘espinhos falsos’ é acúleos.
As gavinhas, ramos que enrolam em volta de um suporte.


Cebola: do tipo bulbo pequeno,
rodeado de folhas modificadas.




Coqueiral: caules do tipo estipe, Acúleos de roseira: projeções
longos, cilíndricos, sem ramificações rígidas e pontuadas, formadas
e com folhas nas pontas. na epiderme do caule.
As folhas

As folhas são órgãos ricos em células com clorofila, que fazem a fotossíntese.
As folhas são cobertas por cutina, que as protegem e ajudam a diminuir a perda de água por evaporação.
Elas são formadas por três partes principais:
Limbo;
Pecíolo;
Bainha.
O limbo é a parte mais larga que se encontram as nervuras.
O pecíolo prende a folha ao caule.
A bainha que envolve o caule e melhora a fixação da folha a ele.
Nem todas as folhas apresentam as três partes descritas.
Em algumas folhas – denominadas compostas- o limbo é dividido em várias partes chamadas folíolos.
As brácteas são folhas coloridas que geral envolvem flores.