sábado, 24 de outubro de 2009
Abacaxi
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Paineira
Coroa-de-cristo
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Subclasse:Magnoliidae
Ordem:Malpighiales
Família:Euphorbiaceae
Género:Euphorbia
Espécie:Euphorbia milii
terça-feira, 13 de outubro de 2009
As briófitas
As briófitas mais conhecidas são os musgos.
Os musgos não possuem vasos condutores de seiva.
Os musgos possuem estruturas corporais chamadas rizóides,caulóide e filóide.
O transporte de substâncias pelo corpo da plantinha é feito célula a célula e,por isso,é mais lento que em outras plantas terrestre.
A reprodução dos musgos
O gameta masculino,chamado anterozóide,vai ao encontro do gameta feminino,chamado oosfera,nadando com seus flagelos.
Após a fecundação forma-se uma planta diferente da inicial,que cresce sobre o pé de musgo feminino.
Por isso dizemos que o ciclo da vida dos musgos há duas plantas:uma delas-o gametófito-é verde,vive mais tempo,faz fotossíntese e produz gametas;a outra-o esporófito-dura pouco e nem faz fotossíntese,só produz esporos.
As hepáticas
As hepácias são encontradas em lugares úmidos.
Por isso as hepácias eram usadas em chás para doenças do fígado.
As pteridófitas
As pteridófitas apresentam vasos condutores de seiva.O caule,na maioria dos casos,é subterrâneo ou rastejante e,por isso,é chamado rizoma.
A reprodução das samambaias
Na figura abaixo mostra a reprodução da samambaia.
Como são as algas
A maioria das algas é aquática(de água doce ou marinhas),mas elas podem ser encontradas também em locais úmidos(solos,pedras,troncos de árvores,etc.).
As algas são formadas por um talo.
As algas possuem clorofila e fazem fotossíntese,portanto são produtoras de açúcares e eliminam oxigênio para o ambiente.
Além da clorofila,as algas possuem outra substância colorida(pigmentos)que ajudam a clorofila a captar a energia da luz.Podemos classificar as algas em três grupos:corofíceas,feofíceas e rodofíceas.
Clorofíceas
Algumas espécies de algas verdes se associam aos fungos,outras se associam aos cnidários platelmitos,moluscos e esponjas.Essas associações são do tipo mutualismo,em que todos os organismos se beneficiam.
Feofíceas
Muitas algas pardas são comestíveis e também são utilizadas como fertilizantes na agricultura.
Rosofíceas
Algumas especies são ricas em sais de cálcio e contribuem para a formação dos chamados recifes calcários.
sábado, 10 de outubro de 2009
Conheça as gimnospermas
As gimnospermas são plantas bem adaptadas aos climas frios ou temperados.
São gimnospermas também:
- as grandes sequóias, que só existem em algumas regiões do hemisfério norte;
- o cipreste, que forma as cercas viva;
- as tuias, que entre nós costumam ser enfeitadas como árvire de Natal;
- o sagu-de-jardim, ou palmeirinha (gênero Cycas);
- o pinheiro-bravo, ou podocarpo, que tem sido cultivado para utilização em paisagismo.
Reprodução das gimnospermas
Nas gimnospermas o gameta masculino é levado de uma planta para outra pelo vento, protegido dentro do grão de pólen.
Quando alcança o estróbilo feminino, o grão de pólen germina e origina um tubo, o tubo polínico. O tubo polínico, cresce e se aprofunda na estrutura reprodutora feminina, leva dentro de si dois gametas masculinos, chamados núcleos espermáticos.Após a fecundação, forma-se uma casca resistente em volta do óvulo. Dentro dela encontramos o embrião e uma reserva de alimento que nutrirá o embrião no início do desenvolvimento.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Flores, frutos
As flores
A flor é a estrutura reprodutora das angiospermas- nelas ocorrem a fecundação, do fruto e a
produção da semente.
Na base da flor estão as sépalas, que protegem o botão contra animais herbívoros e parasitas e também ajudam a manter a umidade da flor.
Nesta foto apresenta as partes de uma flor:
Os carpelos formam a parte feminina da flor.
Na maioria das espécies vegetais e plantas produz flores hermafroditas, isto é, um único tipo de flor que possui androceu e gineceu. Em algumas espécies uma mesma planta produz flores de dois sexos: masculinas, isto é, flores com androceu, e femininas, isto é, flores com gineceu.
Os insetos e outros animais que se alimentam de néctar ou de pólen transportam os grãos de pólen de uma flor para outra e por isso acontece a reprodução sexuada das plantas.
Ao atingir o estigma da flor, o grão do pólen germina e formam um tubo, o tubo polínico. O tubo polínico cresce em direção ao ovário, ao longo do estilete.
Abacate, mamão, tomate, limão e laranja são alguns exemplos de frutos carnosos, ou seja, suculentos e ricos em açúcares e outras substâncias nutritivas.Podemos dizer, portanto,que um fruto é composto basicamente de: pericarpo e semente.Os pseudofrutos são frutas cometíveis.Um exemplo de pseudofruto é o caju: a parte suculenta vem do desenvolvimento do pedúnculoda flor.Existem frutos que não têm o pericarpo suculento, como os frutos carnosos: são os frutos secos.Alguns frutos secos se abrem quando maduros, liberando as sementes. São chamados frutos deiscentes, como, por exemplo as vagens de feijão, de soja, de ervilha e de
A raiz
As raízes acumulam reservas nutritivas para a planta e acabam servindo também de alimento para nós.A principal função das raízes é de absorver a água e os sais minerais que ela necessita.A água e os sais minerais formam a chamada seiva bruta , ou mineral. Com a energia da luz e pelo processo de fotossíntese, formam a seiva orgânica, ou elaborada. As raízes em geral são terrestres e subterrâneas, mas há também aquáticas, e raízes aéreas. As orquídeas absorvem a umidade do ar e ajudam a prendê-las à planta de apoio. Raízes numerosas e finas, todas do mesmo tamanho e que saem da mesma região do caule. Raízes como essas são denominadas fasciculadas, ou em cabeleira. Existem plantas que uma raiz principal, maior que as outras. Recebe o nome de raiz axial, ou pivotante. Na ponta da raiz existe a coifa, que protege as células que estão por baixo dela e que dividem constantemente, originando novas células. Há ainda a região pilífera, na qual crescem pêlos finíssimos. Os pêlos absorventes são projeções da epiderme, a camada de células que cobre a superfície da raiz. A raiz apresenta a região de ramificação, de onde saem as raízes secundárias.
Podemos citar algumas raízes:
- Raízes - suporte
- raízes tuberosas.Ex:Beterraba.
- Raízes respiratorias
O caule
O caule sustenta as folhas e as mantém, geralmente, em posição elevada, o que facilita a captação de luz, necessária para a fotossíntese.
Transporta a água e os sais minerais das folhas até as raízes.
A gema, ou o broto terminal fazem caule crescer em altura.
As células das gemas laterais podem ficar dormentes, quando o broto terminal da planta é cortado passa a se multiplicar e originam novos ramos.
O caule da maioria das plantas é aéreo tem gravitropismo negativo, outros crescem abaixo do solo: são os caules subterrâneos.
Os espinhos de função protetora, no caso das roseiras o nome correto para os ‘espinhos falsos’ é acúleos.
As gavinhas, ramos que enrolam em volta de um suporte.
Cebola: do tipo bulbo pequeno,
rodeado de folhas modificadas.
Coqueiral: caules do tipo estipe, Acúleos de roseira: projeções
longos, cilíndricos, sem ramificações rígidas e pontuadas, formadas
e com folhas nas pontas. na epiderme do caule.
As folhas são órgãos ricos em células com clorofila, que fazem a fotossíntese.
As folhas são cobertas por cutina, que as protegem e ajudam a diminuir a perda de água por evaporação.
Elas são formadas por três partes principais:
Limbo;
Pecíolo;
Bainha.
O limbo é a parte mais larga que se encontram as nervuras.
O pecíolo prende a folha ao caule.
A bainha que envolve o caule e melhora a fixação da folha a ele.
Nem todas as folhas apresentam as três partes descritas.
Em algumas folhas – denominadas compostas- o limbo é dividido em várias partes chamadas folíolos.
As brácteas são folhas coloridas que geral envolvem flores.
sábado, 3 de outubro de 2009
Curiosidades sobre a BOTÂNICA
Quase todo alimento que comemos provêm (direta e indiretamente) de plantas como este arroz americano de grãos longos. Esta é uma das principais razões que fazem da Botânica um tópico importante de estudo e pesquisa.
Plantas, são todos os organismos que possuem plastídios dispersos no citoplasma, adquiridos em endossimbioso primária e amido como substância de reserva. Acessóriamente podem possuir clorofila A e B, mas algumas perderam a capacidade fotossintetizante (Cavallier-Smith 1998, 2004). Podem ser divididas em dois grandes grupos: algas, que não possuem tecidos verdadeiros tampouco embrião e Embriófitas, seres vivos fotossintetizantes que possuem embriões multicelulares envolvidos por material materno e estágio sexuado em alguma parte do ciclo de vida.
As plantas participam de nossas vidas de inumeráveis outras maneiras além de fontes de alimento. Elas nos fornecem fibras para vestuários;madeira para mobiliário, abrigo e combustível;papel para livros;temperos para culinária;drogas para remédios; e o oxigênio que respiramos. Somos totalmente dependentes das plantas. As plantas também possuem um grande apelo sensorial, e nossas vidas são melhoradas por jardins, parques e áreas selvagens disponíveis para nós.
Curiosidades sobre o reino PLANTAE
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Visita nas margens do rio Uberabinha
Antes do homem preocupar com o meio ambiente, ele desmatava, poluia os rios sem menor preocupação.
Mas os ambientalistas junto com outras pessoas, começaram a preocupar, pois estavam trazendo prejuízos para o ser humano mesmo, como erosão, aquecimento global e entre outros problemas. Observando isso,o homem começou a tentar corrigir os seus erros! Como reflorestar as matas destruídas, plantar árvores nas margens do rio, fazer o tratamento o esgoto antes de jogá-ló no rio, etc. Mas ainda infelizmente existe muitas pessoas que não tem menor preocupação com o meio ambiente.
Esta foto é de uma parte do reflorestamento das margens do Rio Uberabinha.